Pandemia do coronavírus: 7 dúvidas respondidas para quem vai viajar>
11:36

Pandemia do coronavírus: 7 dúvidas respondidas para quem vai viajar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quarta-feira  a pandemia do Coronavírus, o Covid-19. Isso significa que o risco de transmissão global é bastante alta. Dessa forma, quais são os cuidados que as pessoas devem ter se forem viajar? Será que é melhor adiar a viagem? Quais são os países com mais riscos?

Neste artigo, selecionamos pelo menos 5 dúvidas respondidas para você que vai viajar

Quais são os países que possuem risco de transmissão do coronavírus?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o coronavírus está em pelo menos 50 países do mundo. O Ministério da Saúde também divulgou a lista com 27 países que possuem o risco de transmissão:

  1. Alemanha
  2. Austrália
  3. Canadá
  4. China
  5. Coreia do Norte
  6. Coreia do Sul
  7. Croácia
  8. Dinamarca
  9. Emirados Árabes Unidos
  10. Espanha
  11. Estados Unidos
  12. Finlândia
  13. França
  14. Grécia
  15. Holanda
  16. Indonésia
  17. Irã
  18. Itália
  19. Japão
  20. Malásia
  21. Noruega
  22. Reino Unido
  23. San Marino
  24. Singapura
  25. Suíça
  26. Tailândia
  27. Vietnã 

Algum país já restringiu a entrada de estrangeiros?

A medida que a transmissão do vírus avança, alguns países começam a restringir a entrada de estrangeiros. Como por exemplo, o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, que suspendeu na quarta-feira os voos entre EUA e Europa para tentar conter o avanço da doença.

Por essa razão, é muito importante manter-se atualizado sobre todas as restrições antes de viajar para fora do país.

Vou viajar mesmo assim. Quais são os cuidados?

Caso você tenha uma viagem marcada para a China ou Itália, países com os maiores números de casos e transmissão, é importante seguir os cuidados básicos.

Lave sempre as mãos e mantenha distância de 1,5m a 2m de pessoas infectadas ou que apresentem algum problema respiratório, além disso, você também pode usar máscaras.

Cabe considerar que a Itália segue com uma série de restrições no país. As pessoas só circulam apenas por motivo de saúde, trabalho ou “casos de necessidade”. Dessa forma, veja se realmente vale a pena viajar.

Preciso do seguro viagem?

Sim! Com pandemia ou sem pandemia do coronavírus, o seguro viagem é imprescindível para um viajante. Em alguns países, como os EUA e Itália, por exemplo, não há sistemas públicos de saúde como o SUS. Portanto, qualquer despesa médica é paga pelo seguro.

Quero cancelar a viagem. A companhia aérea vai me reembolsar?

Como a pandemia do Coronavírus possui risco global de transmissão, você pode conversar diretamente com a sua companhia aérea. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que é direito do consumidor a proteção à vida e à sua saúde. 

Apesar disso, ainda não há uma recomendação da OMS para que evite viajar. Por essa razão, cada caso será analisado pela companhia aérea. Além disso, é importante que você verifique as taxas de cancelamento de hospedagens, caso tenha realizado alguma reserva com antecedência.

Voltei de viagem há pouco tempo, corro risco de ter contraído o Coronavírus?

A pandemia do Coronavírus é bastante preocupante. Só no Brasil, já são cerca de 70 casos confirmados. Por isso é importante que você saiba identificar quais são os sintomas principais que a doença pode causar, antes de tomar qualquer providência.

Geralmente uma pessoa que possui o Covid-19 pode apresentar sintomas de uma gripe comum, como: coriza, tosse, dor de garganta e febre.

Portanto, se se viajou para o exterior e possui algum destes sintomas ou se teve contato com um caso suspeito ou confirmado e apresenta ao menos um sintoma da doença, é imprescindível que procure um profissional da saúde e realize os testes necessários.

Em caso de quarentena em outro país, o que fazer?

Para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas, alguns países sugerem a quarentena. Nesses casos, é fundamental ter uma comunicação ativa.

Dessa forma, não viaje sem antes adquirir um plano de internet ilimitado com ligações locais ilimitadas. A Casa do Chip oferece chip internacional com abrangência em mais de 200 países. Conheça o plano e adquira agora mesmo com desconto.

Se você gosta de acompanhar dicas de viagens, veja mais novidades em nosso blog.

 

Comentários

Posts Relacionados

Planos encontrados

Garanta seu chip internacional com 30% OFF

E ative ele em até 1 ano!

*Cupom não cumulativo.